GLOASSÁRIO DA OBRA

Aumente seu conhecimento.


Armadura positiva: são as ferragens dispostas na parte inferior de uma viga ou uma laje, apoiadas em suas extremidades.


Balancim: também conhecido como andaime suspenso, é uma plataforma metálica ou de madeira, sustentada por cabos de aço, que se movimenta no sentido vertical com auxílio de guinchos. O equipamento é usado na execução de serviços na área externa de edifícios.


Concreto magro: concreto que emprega pouco cimento, geralmente usado em elementos não estruturais, como, por exemplo, contrapisos.


Corte: é o nome específico dado ao desenho que representa um plano vertical do edifício ou de um elemento construtivo. O corte permite observar melhor a altura dos elementos representados no projeto.


Engastamento: ligação rígida entre dois elementos da construção (por ­exemplo, escada e parede, pilar e sapata, poste e solo), de modo a impedir movimentos de rotação.


Flambagem: deformação curva de um elemento estrutural (um pilar, por ­exemplo) quando ele é submetido a esforços de compressão.


Logística do canteiro: organização da disposição, do transporte e do abastecimento dos diversos serviços e ativi­dades que acontecem na obra.


Mourão: cada um dos postes ou estacas verticais onde são fixados os ­arames dos alambrados ou as ripas horizontais de uma cerca ou um tapume.


Neoprene: é o nome comercial do policloropreno, uma borracha sintética que apresenta grande flexibilidade, elasticidade e resistência química e mecânica. Usada na construção civil em apoios de vigas e lajes de concreto, principalmente em pontes e viadutos.


Potência instalada: soma de todas as potências elétricas nominais instaladas em um imóvel, incluindo tomadas de energia, lâmpadas, chuveiros, motores, eletrodomésticos, aparelhos de ar--condicionado e todos os outros equipamentos que consomem energia elétrica.


Rebaixamento do lençol freático: procedimento adotado para viabilizar a escavação de alguns terrenos. É feito por meio da instalação, a uma determinada profundidade, de tubos em torno da área a ser escavada, que são ligados a uma bomba que realiza a sucção da água do subsolo.


Resina hidrófuga: líquido que repele a água, aplicado em concreto e tijolos aparentes para manter as características da superfície e eliminar a absorção de água.


Retardadores de pega: aditivos que, misturados ao concreto, retardam o início da pega do cimento. O produto é fundamental para as concreteiras, pois permite o transporte do concreto a longas distâncias.


SPT: sigla para a expressão que, em inglês, significa teste de penetração padrão. Também conhecida como sondagem à percussão, o processo permite identificar as características do solo para que o projetista possa escolher e dimensionar o melhor tipo de fundação para a obra que será construída.


Subleito: solo preparado para receber as demais camadas que vão formar a estrutura do pavimento. Considerado a fundação do sistema, o solo deve estar devidamente compactado e nivelado segundo as orientações do projeto.


Telhas zipadas: geralmente usadas em coberturas de grandes extensões e pequenas inclinações, o sistema é composto por perfis metálicos longos em formato de bandeja. As peças são emendadas de forma contínua em um processo de selagem que não deixa frestas e dispensa o uso de parafusos ou fitas de vedação.


Tensoestruturas: coberturas constituídas de membranas delgadas e flexíveis, que são esticadas e presas em estruturas de apoio. Usadas em construções permanentes (estádios, aeroportos, abrigos para entradas ou passeios) ou temporárias (abrigos para eventos de curta duração).