Dicas para escolha de terrenos

  A escolha do terreno não envolve apenas uma boa localização, ela também envolve vários fatores determinantes na hora da construção, incluindo limitações do que pode ser edificado naquela área e principalmente custo da obra.

  Segue abaixo uma lista de precauções a se tomar na aquisição de um lote ou terreno:

·         Localização: Se vamos construir uma casa devemos verificar se a região possui fácil acesso ao transporte público, escolas, mercado, hospitais, padaria e bancos. Agora tanto para casas quanto para pontos comerciais é necessário verificar com a prefeitura o tipo de zoneamento daquela região. Cada cidade possui um plano diretor que define o zoneamento urbano, nesse documento temos informações do que é permitido ser construído, os recuos que devemos adotar, numero de pavimentos e famílias que podem habitar a propriedade. Terrenos em áreas rurais não estão sujeitos às limitações da lei de zoneamento.

·       ·          Instalações: Também devemos verificar se o terreno tem pontos de ligação com as redes de energia elétrica, água, esgoto e gás. Caso o terreno não possua ligações de água e esgoto, por exemplo, será necessário gastar mais na construção de um poço e/ou uma fossa.

·         ·         Superfície: Um terreno plano é geralmente o ideal, em segundo lugar vem o aclive, pois é mais fácil “cortar” o barranco do que ter que aterrar, tornando assim o declive a ultima opção.

·         ·         Dimensões: É necessário comparar as dimensões do terreno com os recuos da lei de zoneamento, exemplo, se um terreno tem uma profundidade de 8 metros e a lei de zoneamento pede 5 metros de recuo frontal e 1,5 metro de recuo nos fundos, você terá somente 1,5 metro de construção.

·          Qualidade do Solo: A qualidade do solo influencia diretamente no tipo e consequentemente custo da fundação, sendo assim é interessante fazer um trabalho de pesquisa na vizinhança para descobrir que tipo de fundação foi utilizada nas edificações próximas ao seu terreno.