Seis passos para se tornar um freelancer de sucesso

Freelancer


SÃO PAULO - Muitos profissionais, em razão da mobilidade e de outros aspectos, optam pelo trabalho freelancer. Pessoas disponíveis no mercado ou que já estão cansadas do trabalho entre quatro paredes de uma empresa buscam atingir o sucesso desta forma. Em alguns segmentos - webdesign, fotografia e programação, por exemplo - o trabalho à distância torna-se quase uma realidade.

"Para conseguir um "freela", é necessário ter equilíbrio emocional e financeiro. Muita responsabilidade em torno do trabalho adquirido requer disponibilidade e disciplina", afirma a gerente de Planejamento de Carreiras da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Vanessa Novais.

Regras

Na avaliação de Vanessa, o profissional freelancer deve-se atear a algumas regras, para alavancar no mercado. Abaixo, a gerente direciona seis dicas sobre como conseguir um trabalho como este. De acordo com ela, conseguir um "freela" e mantê-lo não é tão fácil quanto parece.


Ter um fundo de caixa: Ser freelancer é não saber o dia de amanhã. Monte um "colchão financeiro" que suporte suas contas. Você pode ter certeza de que irá fechar um trabalho, mas não sabe se haverá continuação em torno dele.
Aproveite o mercado on-line: Não deixe sua rede de contatos pela internet esfriar. Avise amigos, parentes e contatos profissionais sobre a sua área de atuação. Crie blogs e sempre que possível abasteça as redes sociais com conteúdo específico sobre os seus serviços. É pela rede que as melhores oportunidades aparecem.
Autoavaliação: Em muitos casos, o profissional freelancer não terá chefe nem subordinado. Tenha sempre em mente que esse trabalho não pode declinar e virar apenas uma atividade qualquer. Direcione alguns valores, como o horário a ser sempre seguido, um lugar [escritório] que suporte as eventuais demandas de trabalho. Julgue se o seu trabalho corresponde às exigências do mercado.
Foco: Planeje-se, avalie cada passo do seu trabalho. Para ser um "freela", é necessário ter regras, saber equilibrar o emocional com o financeiro. Quais e quantos clientes quero obter? Quanto tempo terei para realizar o trabalho? Nesse caso, monte uma lista de prioridades e metas a serem seguidas.
Cliente, ter bons e poucos: Não adianta querer ter muitos clientes e não conseguir entregar nenhum trabalho no prazo. No começo, a tendência é querer ter volume de serviço em cima da mesa. O foco deve ser em conquistar um cliente e em fazer o trabalho perfeito. A partir daí, escolha com cautela o que "pegar", uma vez que quantidade não é sinônimo de qualidade.
Valor do trabalho: Muitas pessoas creem que a vida de um freelancer é fácil e sossegada. Não é bem assim. Pondere, avise que determinado trabalho irá lhe custar uma específica quantia de telefone, gasolina ou internet. Não pague para trabalhar, negocie com o cliente.

fonte: UOL